A neuropsicologia tem como objetivo investigar o funcionamento cerebral, e a correlação desse funcionamento com os comportamentos, emoções e as habilidades cognitivas. Podendo ser aplicada em crianças, adulto ou idosos.
A avaliação neuropsicológica consiste em um detalhamento das funções cognitivas (atenção, memória, recursos intelectuais, aprendizagem, praxia e funções executivas), além das questões comportamentais e emocionais. A avaliação é solicitada para em muitos casos complementar o diagnóstico médico, neurologista, psicológico ou fonoaudiológico.
A Reabilitação Neuropsicológica é um processo terapêutico que visa auxiliar no tratamento de alterações cognitivas (atenção, funções executivas, memória, linguagem, raciocínio, etc.) e comportamentais decorrentes de disfunções e lesões cerebrais. A Reabilitação Neuropsicológica tem como objetivo auxiliar na integração e no reestabelecimento da qualidade de vida do paciente e seus familiares, bem como adaptar o indivíduo ao seu melhor nível de funcionamento psicossocial, visando ampliar a sua autonomia para as atividades diárias.